Adenium Adenium obesum (A.obesum var. obesum Roem. & Schult.) é um gênero de suculentas da África tropical e Arábia, alguns autores reconhecem apenas uma espécie do gênero Adenium obesum, outros, o dividem em seis ou mais espécies, eles são distintos e exibem ciclos de crescimento, forma de flor e época de florações distintas.
Adenium obesum é uma espécie altamente variável em crescimento, floração e hábitos, ela ocorre quase em toda a África e parte do Saara, do Senegal ao e Quênia e Sudão .
Rosa do deserto |
Alguns autores o consideram semi-perenes, mas se mantido aquecido e bem regado elas vão crescer e florescer durante o inverno.
Elas podem suportar uma dormência induzida pelo frio de vários meses, uma condição normal na natureza.
Rosa do Deserto |
As flores da rosa do deserto vão do rosa pálido ao vermelho intenso nas margens da pétala, desvanecendo-se sempre para perto de branco na região da garganta (tubo floral).
Tamanho médio da flor cerca de 6 a 7 cm de diâmetro, mas podem variar bastante.
O padrão de floração e extremamente variável e é influenciado pela forma de cultivar e pela genética da planta.
As plantas cultivadas por sementes são vigorosas e podem florescer em menos de 8 a 12 meses, as cultivadas por corte de galhos demoram um pouco mais, segundo o autor, com o passar dos anos o caudex* de mudas feitas com galhos serão indistinguíveis das que foram cultivados por sementes. (Dimmitt e Hanson )
*caudex - cáudice (plural: cáudices) é uma forma morfológica de caule, tendo uma forma encurtada, espessada e perene podendo estar tanto no subsolo como no nível do solo (frequentemente lenhoso e não-fotossintético.
Alguns cáudices apresentam uma forma inchada, com a finalidade de armazenar água, especialmente em plantas xerófitas.
Ramos podem brotar do cáudex, folhas são geralmente mais sésseis próximas ao cáudex.
Caudiciforme descreve as plantas quais possuem um cáudex.