Qual o melhor substrato para a adenium?

Substrato ideal para o plantio da rosa do deserto




Olá.


A primeira dúvida para quem inicia o cultivo das adeniuns é essa:


Qual o melhor substrato para minha rosa do deserto?



Pesquisei quais os substratos mais usados pelos produtores de de Adeniuns e cada um indica um tipo, isso porque cada um mora em uma região do Brasil e a oferta de materiais locais podem ser diferentes assim como as condições climáticas são diferentes.


Para semear: usar substrato pronto para produção de hortaliças, que já vem adubado.













Para plantas maiores de 3 meses tem várias dicas de substratos:

 

1 - Partes iguais de turfa, casa de cupim ou carvão e restos vegetais
(aparas de gramas, folhas decompostas  etc..), para cada litro dessa mistura, 01 colher de cal, calcário  e 1 de super fosfato simples
 

2 -   2 partes de areia, uma de húmus* de minhoca e 5% de carvão vegetal moído.


3 - húmus*, casca de pinus em pó, carvão em pó.

4 - húmus* e  carvão moído, mais materiais ricos em nitrogênio, (restos de verduras, casca de frutas, borra de café etc...) e de materiais ricos em carbono (casca de arroz, folhas secas de árvores, palhas...)

5 - 50% de areia de rio grossa, 20% de terra preta de jardim e 30% de material orgânico, esterco, húmus ou outro.
 

***Areia , arenito, húmus de minhoca, casca de pinus triturada, terra preta, terra vermelha que compacta muito, não deve ser usado.




Enfim, dá para notar que cada produtor elege a sua receita de substrato, verifique qual será a sua periodicidade de rega, oferta de chuva local e temperatura e depois escolha o substrato que mais se adapte, se chove muito, escolha um substrato bem drenado para não acumular água no vaso.






Um dos grandes produtores e experiente cultivador o Pierre-Adenium, muito conhecido no Facebook pelo seu carisma e sempre gentil, fez esse vídeo abaixo, sugiro que assista.




Substrato
Posted by Pierre Adenium  




Substrato
Posted by Pierre Adenium on Sexta, 1 de maio de 2015




Outro produtor o Sinval Braga, também muito gentil, compartilhou esse vídeo abaixo, ele nos ensina como fazer nosso próprio composto orgânico.




São dois vídeos que deixo aqui de excelente qualidade, valem mais que mil palavras.







Outra dica:
Uma receita de substrato para um cultivador do Ceará, poderá não servir para outro que more por exemplo em Santa Catarina, há diferenças climáticas que precisa ser respeitada, como assim?

Existem regiões quentes que em determinada época chove bastante, e em outras faz muito frio com pouca chuva.

Tem que ser analisado duas coisas drenagem e tempo de secagem que varia de acordo com o clima. Eu usava terra vegetal casca de pinos e carvão triturado em Cuiabá na temperatura de 40 graus na sombra . Aqui em Goiás a coisa mudou pois chove muito media de 24 graus retirei a casca de pinos do substrato uso somente terra vegetal arenosa que deixo ao sol por um mes e carvão triturado como adubo uso calcário super fosfato simples e micros nutrientes forth plantiu.
Replanto com o torrão inteiro ou retiro a planta lavo deixo secar as raízes por 1 a 2 dias e replanto isso evita replantar as raízes úmidas . Areia , arenito, húmus de minhoca, casca de pinus triturada, terra preta, terra vermelha que compacta muito tudo isso não deve ser usado. Estou testando há 2 meses terra vegetal, farelo de algodão e carvão , aqui tem muito farelo de algodão ficou um substrato fantástico para o clima daqui mesmo com chuva quase diária e sol da manhã seca muito bem e o desenvolvimento está sendo ótimo. Não usem compostos que demorem a secar.










15 comentários:

  1. Bem, eu moro no Ceará, qual seria o melhor substrato? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu moro no Ceará, qual seria o melhor substrato? Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. E pra quem mora em Ilhéus, qual o melhor substrato para a adenium obesus?
    Dália Torres Coelho

    ResponderExcluir
  4. eu mora serana do espirito santo kaul seria melhor supestraro para murongo seme idropone para meu estado

    ResponderExcluir
  5. Eu moro no Amazonas. Para cá, qual seria o melhor substrato??

    ResponderExcluir
  6. Olá.. moro em Goiás..
    Posso usar para plantar minha flor as opções 3 e 4?
    Seria uma boa dica?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, boa noite.
    Pode me orientar como faço para a rosa do deserto dar flor rápido?
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Origado!
    Luiz - Salvador - Ba

    ResponderExcluir
  8. Bom dia colhi sementes de rosa do deserto gostaria de saber qual o melhor substrato pra germinação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu germano ela dentro de uma vasilha de vidro c papel toalha cerca d 6 dias podem ser mudadas para o substrato .

      Excluir
  9. Olá eu moro em Joinville (Santa Catarina), minha rosa do deserto tem apenas 2 meses de vida... qual o melhor substrato que devo usar nesse caso para que ela?

    ResponderExcluir
  10. e moro no interior de são Paulo Paulo como devo proceder no replantio da rosa do deserto.

    ResponderExcluir
  11. Eu moro no extremo oeste de sc qual o substrato que eu devo usar?

    ResponderExcluir
  12. Oi! Estou confusa: você cita em cima, usar húmus, embaixo não usar húmus, Casca de pinus, areia... Tô achando besteira escrever, pelo visto, vc não responde, né?

    ResponderExcluir
  13. Moro no Sul, RS. Gostaria de saber qual o substrato adequado para minha rosa do deserto. Está dentro de casa, mas pega sol

    ResponderExcluir
  14. Moro em São Paulo capital e num substrato bem drenante acabei usando o húmus de minhoca em tempo seco ele vai bem estamos com estiagem de chuvas e o clima bem seco sem humidade tenho que trocar o substrato ?

    ResponderExcluir

POSTAGENS RELACIONADAS:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...